Comunicação: fale sempre com um especialista
- Alvaro Bodas
- 18 de set. de 2017
- 2 min de leitura

Algumas profissões sofrem de um mal bastante comum e que acaba tolhendo uma boa parte dos trabalhos de profissionais especializados. É o caso, por exemplo, de encanadores, eletricistas, pintores e até de mecânicos de automóvel, já que muita gente acha que consegue, sozinho, “dar um jeito” naquele vazamento do banheiro, resolver uma pane elétrica em casa, dar uma demão de tinta no apartamento ou mesmo se aventurar a consertar o carro da esposa.
Com os profissionais da área de comunicação acontece algo parecido. Muitas empresas, principalmente as pequenas e médias, resolvem economizar e fazer tudo por conta própria. Todo mundo tem algum amigo ou parente que “manja como montar um site”, ou um sobrinho que “mexe com Corel Draw e Photoshop” e decidem fazer folhetos, sites, blogs, logotipos, cartões de visita, página no Facebook e todo tipo de comunicação de forma um tanto amadora. Às vezes o resultado é até razoável, mas o risco desse material ficar inadequado é bem grande. Tenho visto coisas bem assustadoras por aí, especialmente na internet. Isso sem falar nos textos, muitos ininteligíveis e cheios de erros de português.


Da mesma forma que os smartphones com câmera não transformaram todos nós em fotógrafos de um dia para o outro, as facilidades do mundo digital não criaram jornalistas, publicitários, comunicadores e designers instantaneamente. Marketing e comunicação envolvem pesquisa, planejamento, estratégia, criação e execução cuidadosa. Identidade visual, projeto gráfico de publicações, material de propaganda e produção de conteúdo de qualidade requerem gente especializada, que estudou para fazer isso do jeito certo.
Lembre-se: da próxima vez que pensar em comunicação, chame alguém do ramo, com experiência. É a sua imagem que está em jogo!
Comments