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Funcionário não é bobo!

  • Alvaro Bodas
  • 25 de jul. de 2017
  • 2 min de leitura

A melhor comunicação interna é aquela que diz a verdade, sempre

comunicação interna

Seja um simples mural, uma sofisticada TV corporativa ou mesmo redes sociais internas e exclusivas para funcionários, toda empresa tem o seu leque de veículos de comunicação para divulgar informações importantes para seus colaboradores. A eficácia e os resultados dessa comunicação não dependem tanto do número de recursos ou dos avanços tecnológicos dessas ferramentas, mas do correto planejamento, do alinhamento das estratégias de comunicação com as da organização e da linguagem e do tom que se adota nessa comunicação.

Acredito que um dos tropeços mais frequentes nessa área é a orientação de divulgar apenas notícias “boas” e “positivas”, numa tentativa de motivar as equipes e promover um bom clima organizacional. Acontece que, assim como em tudo na vida, nem só de boas notícias se faz o nosso dia a dia, infelizmente. Fusões e aquisições, trocas na alta cúpula, novos investidores e todo tipo de reestruturação, envolvendo ou não demissões, são temas geralmente omitidos da pauta dos comunicadores por decisão da direção. Às vezes é uma medida estratégica e necessária para não gerar pânico, mas é preciso avaliar as consequências dessa escolha.

Será que não é melhor ir compartilhando aos poucos as informações com os funcionários, de forma clara e transparente, em vez de aguarda

r meses pela “grande decisão final”, aprovada por todas as instâncias? Todos nós sabemos que, quando alguma mudança está para acontecer numa empresa, o que não faltam são boatos correndo soltos na “rádio peão”, o que pode gerar ainda mais rumores, desconforto e até notícias falsas. E é aí que a comunicação interna tem que agir, esclarecendo, explicando e tranquilizando, ao invés de omitir ou fingir que nada está acontecendo. Funcionário não é bobo. O pior que pode acontecer é ele ficar sabendo de eventuais mudanças por meio de colegas de outras empresas, ou mesmo pela imprensa.

A credibilidade de uma área de comunicação interna se constrói com muitos pilares. Entre eles, a transparência é um dos mais importantes, pois vai ajudar a criar uma relação de confiança entre a empresa e seus colaboradores.

 
 
 

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