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Como o marketing de conteúdo pode impulsionar o seu negócio

  • Alvaro Bodas
  • 23 de mai. de 2017
  • 2 min de leitura

Você já ouviu falar em marketing de conteúdo, certo? Ou em content marketing, ou brand content, tanto faz. O marketing de conteúdo é uma ferramenta importante do marketing digital, ou seja, do marketing que as empresas e empreendedores têm que praticar hoje em dia se quiserem sobreviver, se destacar no mercado e continuar relevantes para seus clientes.

Com a disseminação da internet, das redes sociais e do uso de smartphones e tablets, o consumidor, que já andava muito mais exigente, passou a ter um poder ainda maior de pesquisar, trocar informações, buscar opções e elogiar ou criticar produtos e empresas em tempo real, tudo online. Ao mesmo tempo, as empresas também descobriram na internet e nas redes sociais uma forma rápida, eficiente, segmentada, mensurável e principalmente bem mais barata de se comunicar com seus clientes e consumidores. Hoje, 58% dos brasileiros acessam a internet, e mais de 100 milhões deles estão no Facebook.

Seja relevante para o seu cliente

Para as pequenas e médias empresas, ficou mais difícil e até inviável divulgar sua marca por meio de comerciais de TV, anúncios em revistas ou jornais e mesmo em portais de internet, já que os preços desse tipo de propaganda são muito altos. Mas o meio digital trouxe uma grande oportunidade para divulgar marcas, criar relacionamentos com os clientes e aumentar as vendas: o marketing de conteúdo.

E o que é isso, afinal? Por meio da criação e divulgação de conteúdo de qualidade e principalmente relevante para as pessoas, as empresas estão utilizando blogs, redes sociais, vídeos, e-books, e-mail marketing e revistas customizadas para estabelecer fortes vínculos com seus públicos. Quando bem planejado e executado, o marketing de conteúdo faz com que a empresa se torne referência em sua área, conquiste a confiança do consumidor e, claro, gere vendas. Por exemplo: uma loja de produtos naturais pode dar dicas de alimentação saudável em seu site, blog ou na sua página do Facebook. Um pet shop pode ensinar seus clientes a cuidar melhor de seus bichos, quais as rações mais adequadas, como identificar doenças ou diferenças entre raças. Um salão de beleza pode publicar uma revista, distribuída para suas clientes, com dezenas de dicas para elas. E essa estratégia vem sendo usada não só por empresas, mas também por escolas, associações, sindicatos, entidades de classe e ONGs como uma valiosa ferramenta de relacionamento.

marketing de conteúdo

As vantagens são muitas

Esse tipo de ação cria e reforça o relacionamento da empresa com seus consumidores, gera autoridade de marca e engajamento. Seus clientes viram promotores e divulgadores dos seus serviços e sua presença na internet se fortalece. Além disso, tudo pode ser medido com muito mais precisão, otimizando o dinheiro investido.

A internet e as redes sociais não servem apenas para divulgar ofertas, promoções e novidades que você quer vender. O segredo é primeiro conquistar o seu cliente dando a ele as informações que ele mais precisa. Se você ainda não tem uma estratégia de marketing de conteúdo para o seu negócio, é bom começar a pensar em uma.

Alvaro Bodas

 
 
 

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