Pobre marketing...
- Alvaro Bodas
- 27 de jun. de 2016
- 2 min de leitura

Será que você também anda usando o nome desta nobre disciplina do jeito errado?
“Ah, isso aí é puro marketing!” Quantas vezes ouvimos frases como essa no nosso dia a dia, em casa, na mesa do bar e até no ambiente de trabalho? Pior: tenho ouvido e lido, com frequência, artigos e matérias em grandes veículos de comunicação e jornalistas renomados se referindo ao marketing de forma equivocada e depreciativa.
É muito comum as pessoas se referirem ao marketing como sinônimo de engodo, mentira, jogo de aparências ou manobras para enganar consumidores e cidadãos desavisados. E, nestes tempos de caça a políticos e empresários corruptos e “marqueteiros” presos então, as expressões pejorativas envolvendo a atividade se disseminaram ainda mais na imprensa e nas rodas de bate-papo. O termo marqueteiro já nos remete a um profissional não muito idôneo, meio pilantra e pouco confiável, graças à maneira como parte da imprensa vem se referindo a esses profissionais.
Mas, afinal, o que é marketing? Marketing não é um mero sinônimo de propaganda, nem de publicidade, de promoção, divulgação e muito menos de promoção pessoal. O conceito abarca algumas dessas atividades, é claro, mas não pode ser reduzido a apenas uma delas e muito menos relacionado às más intenções de profissionais malvados e inescrupulosos que querem enganar as pessoas.
Marketing é atuar no mercado
Existem muitas definições para marketing, mas poderíamos resumir a explicação dizendo que é um conjunto de técnicas e métodos para satisfazer necessidades e desejos das pessoas por meio dos processos de troca. É a maneira como uma organização ou empresa se relaciona de forma criativa, produtiva e rentável com o mercado, ou seja, com seus consumidores, levando os bens e serviços certos para as pessoas certas, nos locais adequados e no tempo preciso. E como o marketing faz isso? Analisando, estudando e levando em conta uma série de variáveis, como pesquisa de mercado, perfil do público-alvo, construção e gerenciamento da marca e do preço, o produto e suas características, estratégia de distribuição, propaganda e políticas de promoção no ponto-de-venda, entre outras. Pois é, marketing envolve tudo isso.
Portanto, todos os segmentos da indústria, do comércio e de serviços precisam de departamentos e de profissionais de marketing, que é uma atividade inerente a qualquer setor da economia. Desde empresas que vendem sabonetes e pastas de dente, até veículos de comunicação ou mesmo ONGs, que precisam das técnicas e ferramentas de marketing para levantar recursos e sobreviver num mercado competitivo e diversificado como o atual.
Lembre-se disso e pense duas vezes da próxima vez que a expressão “jogada de marketing” ou algo parecido vier à sua mente, ok?
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